sexta-feira, 8 de maio de 2009

VIDA, NOSSO MAIOR TESOURO


“Porque nascemos‏

Todos têm uma missão. É por essa razão que nascemos. É por isso que, independentemente do que aconteça, devemos prosseguir na vida superando tudo. A palavra japonesa que designa missão significa "uso da própria vida". Para qual objetivo usamos nossa vida? Qual o objetivo de termos nascido neste mundo, enviados pelo universo? Por que fomos enviados para cá?

O budismo considera o universo como uma gigantesca entidade. Se o compararmos ao vasto oceano, cada vida é como uma onda nesse oceano. A vida é quando as ondas se levantam na superfície do oceano, e quando ela volta é a morte. A vida e a morte são unas com o universo. No nascimento de uma única vida, há a aprovação e cooperação do universo inteiro.

Todas as vidas são igualmente preciosas. Não podemos aplicar uma hierarquia ao valor da vida, tornando uma mais valiosa que outra. Cada vida é única. A vida de cada pessoa é tão valiosa quanto o universo, é uno com a vida do universo e tem a mesma importância. Nitiren Daishonin declara: "A vida é o maior de todos os tesouros." (The Writings of Nichiren Daishonin, pág. 1125.) E diz ainda: "O Buda diz que a vida é algo que não pode ser comprado nem pelo preço de todo um sistema maior de mundos." (Ibidem, pág. 983.) E "Um dia de vida é mais valioso que todos os tesouros do sistema maior de mundos." (Ibidem, pág. 955.)

É por essa razão que não devemos tirar nossa própria vida. É por isso que não devemos recorrer à violência, que não devemos ferir nem agredir os outros. Ninguém tem o direito de prejudicar o precioso tesouro que é a vida.

Mas sim direcionar, fortalecer, ensinar, o caminho para uma vida digna de ser vivida, sem medos sem arrependimentos
Mas neste caminho muitas vezes as coisas são dolorosas e até insuportáveis, mas temos que vencer pois é a única coisa que viemos fazer aqui
Neste mundo , mostrar as pessoas que mesmo tendo que suportar sofrimentos monstruosos e que até parece insuperável , conseguimos vencer através da forca de nossos corações e orações , nunca caia , nunca desista , levante-se sempre, esta é a sua missão.

Eis aqui a grande força do universo o Daimoku do sutra de lótus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário