sexta-feira, 8 de maio de 2009

unicidade de mestre e discipulo


Unicidade de mestre e discípulo A eterna relação de mestre e discípulo, que dedicam a própria vida ao grande juramento do
Kossen-rufu
O budismo é um ensino transmitido pela relação de mestre e discípulo. A unicidade
(compromisso) selada entre o mestre e o discípulo é a essência da prática budista. Se nos
esquecermos dessa relação, não poderemos atingir o estado de Buda nem a felicidade absoluta;
muito menos seremos capazes de realizar o Kossen-rufu. A razão é simples: a Lei é transmitida
por meio do laço que une o discípulo a seu mestre. O budismo é a lei da vida, e a lei da vida não
pode ser transmitida apenas por palavras ou conceitos.
A herança da suprema Lei da vida e da morte flui nas pessoas que se dedicam pelo Kossen-rufu e
que têm como base o caminho de mestre e discípulo. Por favor, não se esqueçam de que sem a
relação de mestre e discípulo, o fluxo dessa herança é interrompido.
O desejo do mestre é o grande desejo do Kossen-rufu
Eu, Nitiren, tenho me dedicado a despertar todas as pessoas do Japão para a fé no Sutra de
Lótus de modo que elas também compartilhem essa herança e atinjam o estado de Buda.
Entretanto, em vez disso, elas têm me perseguido de várias formas e, por fim, baniram-me
para esta ilha [de Sado]. Todavia, o senhor seguiu Nitiren e, como resultado, enfrentou
sofrimentos. Aflijo-me profundamente ao pensar em sua angústia. O ouro não pode ser
queimado pelo fogo, tampouco corroído ou destruído pela água, mas o ferro pode. Uma
pessoa nobre é como o ouro, ao passo que o tolo é como o ferro. O senhor é como o ouro
puro porque abraça o “ouro” do Sutra de Lótus. O sutra afirma: “Assim como o monte
Sumeru é a mais alta de todas as montanhas, este Sutra de Lótus é o mais elevado de todos
os sutras”.1 O Sutra também declara: “A boa sorte que o senhor acumula por isso... não
pode ser destruída pelo fogo nem corroída pela água”.2
Devem ter sido os laços cármicos do distante passado que fizeram com que o senhor se
tornasse meu discípulo numa época como esta. Sakyamuni e Muitos Tesouros, com certeza,
atestam esse fato. A declaração do Sutra de que “As pessoas que ouviram a Lei habitaram
vários lugares, várias terras do Buda e, constantemente, renasceram em companhia de seus
mestres”,3 não pode, de maneira alguma, ser falsa. (Os Escritos de Nitiren Daishonin
[END], v. 3, págs. 177-178.)
No início desta parte que vamos estudar, Nitiren Daishonin revela o espírito do mestre na relação

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