terça-feira, 5 de maio de 2009

Lei de Causa e Efeito (4)


(Brasil Seikyo, edição nº 1596, 24/03/2001, página 6.)


Com a prática diária do Budismo de Nitiren Daishonin adquirimos força, coragem e sabedoria para vencer os sofrimentos e abrimos caminhos para viver de forma prazerosa sem as amarras do destino e, ao mesmo tempo, criamos imensuráveis causas que trarão benefícios para a existência presente e para as próximas.

A partir do momento em que mudamos a nossa maneira de visualizar a realidade, os obstáculos e os sofrimentos da nossa vida deixam de ser empecilhos e passam a ser oportunidades para o nosso desenvolvimento. Quando nos conscientizamos verdadeiramente disso, administramos nossa vida de forma diferente e o passado deixa de ser o foco de nossas atenções, pois não temos como apagar as causas realizadas, e passamos a fazer causas positivas para superar as negativas. O presente torna-se nosso palco principal, pois, de acordo com o budismo, o que realizamos agora, neste exato momento, definirá todo nosso futuro. Ou seja, quanto mais estivermos conscientes desta rigorosa Lei de Causa e Efeito, nossas atitudes serão mais responsáveis, benevolentes e agiremos com o máximo respeito com a nossa vida e a dos demais. Conseqüentemente, nossas ações criarão causas para um futuro glorioso, livre do medo e da insegurança e poderemos desfrutar uma felicidade indestrutível.

Nossa vida, apesar de parecer longa, é muito curta. Se permanecermos indolentes, ela passará instantaneamente como um sonho. Nós podemos vivê-la prazerosa e significativamente ou nos lamentando. Não importa que tipo de vida levemos, a rigorosa Lei de Causa e Efeito se manifestará infalivelmente. Portanto, seja qual for a situação atual, podemos tanto dar uma direção de felicidade como de infelicidade ao curso de nossa vida.

O presidente Ikeda escreveu: “A lei da causalidade não reside em algum outro lugar senão em nossa própria vida. É nossa crença no Gohonzon que faz tudo no Universo funcionar como desejamos. Devem estar firmemente convencidos dos ensinos de Daishonin — ‘aqueles que acreditam no Sutra de Lótus reunirão a fortuna de mil milhas distantes’.(...)

“Nós abraçamos o Dai-Gohonzon, o supremo objeto de adoração. Nada mais do que um infinito sentimento de gratidão me envolve toda vez que leio a passagem do Sutra de Lótus que diz: ‘Se o senhor deseja arrepender-se, sente-se ereto e visualize a verdadeira entidade da vida. Todos os pecados são como gelo e como as gotas de orvalho que rapidamente se evaporam sob os raios do sol da sabedoria.’ A escritura adverte: ‘Não desperdice sua vida com futilidades, pois se arrependerá por dez mil anos.’ Nitikan Shonin declarou na ‘Explanação sobre o Verdadeiro Objeto de Adoração’: ‘Uma vez que você perder seu corpo humano, será incapaz de recuperá-lo, mesmo que tente por dez mil eternidades. Não desperdice sua vida com futilidades ou se arrependerá por toda a eternidade’.” (Guia Prático do Budismo, págs. 6-8.)

Dessa forma, vamos utilizar esta Lei a nosso favor em todos os momentos da vida. Vamos elevar nossa condição de vida por meio da sincera prática da fé, vivendo cada dia com infinita esperança.


Fontes de pesquisa: Terceira Civilização, edição no 369, maio de 1999, “Causa e efeito: A lei mais rigorosa da vida”. Guia Prático do Budismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário