segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Infinita Alegria da Lei


A infinita alegria da lei (1)
(Brasil Seikyo, edição nº 1918, 01/12/2007, página A8.)


Com base na mais sublime Lei do Nam-myoho-rengue-kyo podemos desfrutar uma condição de infinita alegria e manifestá-la vivendo diariamente, com entusiasmo. Dessa forma, contagiamos todas as pessoas ao nosso redor, tal como o sol com sua radiância.

Por meio da sincera recitação do Daimoku podemos manifestar a sabedoria e a benevolência originando a insuperável alegria. Proveniente de forte convicção ao Gohonzon e do nosso empenho, externar a sabedoria e a benevolência em prol da felicidade de outras pessoas é o caminho também para se conquistar a própria felicidade.

No tocante à alegria, em um discurso o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, comenta: “No Ongui Kuden (Registro dos Ensinos Orais), Nitiren Daishonin diz: “A ‘alegria’ significa a satisfação compartilhada por todos... Quando todas as pessoas têm sabedoria e benevolência, isso é chamado de alegria. (Gosho Zenshu, pág. 761.) Vamos levar a alegria a todos! Vamos levar alegria aos nossos companheiros! — esse é o espírito do líder da SGI. Mas como inspirar alegria? O que dizer? ‘Quebrar a cabeça’ para encontrar um meio de levar a alegria às pessoas, devotando-se ao mesmo tempo com sinceridade para incentivar e apoiar a todos — essa benevolência e sabedoria irradiam o verdadeiro brilho da fé’”.1

Devemos sempre proporcionar uma alegria imensurável, enaltecer a esperança e elevar o entusiasmo de todas as pessoas, contribuindo para o seu avanço e desenvolvimento.

O presidente Ikeda também afirma: “Um líder é aquele que proporciona alegria às pessoas. Sua missão é encorajar e elevar o ânimo de todos. Um dirigente jamais deve repreender os outros, pois nada o qualifica a repreender seus companheiros.

“A frase ‘alegras o coração das pessoas’ indica que Sakyamuni proporcionou alegria às pessoas e obteve a sincera compreensão por meio de palavras ‘ternas e gentis’.

“Com base em uma firme convicção e em palavras genuinamente ‘ternas e gentis’, um líder é aquele que reconhece o esforço de todos, faz com que se sintam revigorados, tranqüiliza seu coração, dissipa suas dúvidas e eleva suas esperanças e aspirações. Essa é a luta de um líder. Aqueles que obrigam ou pressionam os outros se desqualificam como líderes e contrariam essa frase”.

Mesmo vivendo na condição de dificuldade ou de radiante alegria, jamais devemos deixar de evocar a Lei Mística. Não importando o que aconteça, é primordial a postura de manter a firme fé, dando continuidade à nossa jornada em prol das pessoas, o correto caminho para a conquista da felicidade.

O presidente Ikeda declara: “Mesmo que tenhamos fé, não podemos evitar o sofrimento, a tristeza ou os aborrecimentos no curso da vida. Entretanto, pelo princípio dos ‘desejos mundanos são iluminação’, podemos manifestar infalivelmente um estado de ‘alegria’ em nossa vida; eis a grandiosidade do Budismo de Nitiren Daishonin. Avançando com base na fé, podemos transformar definitivamente uma vida de sofrimentos numa vida de grande alegria”.2

Referências:
1. A Grande Correnteza para a Paz, vol. 6, pág. 117.

2. Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, págs. 111 e 112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário