sexta-feira, 15 de maio de 2009

Livros de Daisaku Ikeda

Tendo a escrita como sua principal aliada na difusão da cultura de paz, Daisaku Ikeda, presidente da SGI, promove diálogos com filósofos, humanistas, pesquisadores, entre outros, do oriente e do ocidente, visando a propagar diferentes pensamentos que auxiliem no combate à violência e na restauração do humanismo.



Antes que Seja Tarde Demais
Aurélio Peccei e Daisaku Ikeda
Editora Record

Além da duplicação da população humana nas quatro décadas subseqüentes à Segunda Grande Guerra, alimentação, recursos naturais, poluição do solo, dos oceanos e da atmosfera, desmatamento global, desertificação — estes são alguns componentes da complexa rede de problemas naturais criados pelo próprio homem. Uma das teses deste livro é a dificuldade de perceber e lidar com a problemática, a inter-relação dos problemas que, isolados ou combinados, ameaçam nossa existência. O diálogo entre os autores é alternado com declarações individuais, expondo seus pontos de vista lúcidos e incisivos, amadurecidos por anos de meditação, estudo e reflexão. O livro aponta que a maior esperança do homem para o futuro é uma revolução ética, que dê ao homem uma nova compreensão de seu papel no mundo.





O Buda Vivo
Uma Interpretação Biográfica
Daisaku Ikeda
Editora Record

Este livro constitui uma tentativa de transmitir de forma simples, direta, e sem pretensões literárias a imagem da vida do fundador do budismo, Sakyamuni. Pensador de proporções gigantescas, ele persistiu nos seus esforços para desvendar a fonte da criação e libertar a existência humana de todos os impedimentos, em benefício dos homens das eras posteriores.






Cantos do Meu Coração
Poemas e Fotografias
Daisaku Ikeda
Editora Record

Estão reunidos nesta obra os poemas de Daisaku Ikeda, presidente da SGI e também respeitado mundialmente como homem de pensamento e ação. Suas poesias são cânticos à vida, exaltando a dignidade humana presente na esperança de um mundo mais justo com a convivência solidária entre as raças.

"Esse transbordante dom de sabedoria humana,
que não confere poder, nem riquezas, nem medalhas,
o derradeiro ponto onde é preciso chegar,
já vive em teu coração."






Os Clássicos da Literatura Japonesa
Comentários e Discussões
Makoto Nemoto e Daisaku Ikeda
Editora Record

Em um livro de rara sensibilidade, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda e o professor de História da China, Makoto Nemoto, discutem obras literárias japonesas que se tornaram clássicas pela beleza e intemporalidade de seus temas, quase sempre relacionados à natureza e condição humana. Ao mergulharem neste universo de infinita beleza e sabedoria, os autores ressaltam a incalculável riqueza do espírito humano, transmitindo por meio da interpretação dos clássicos, um excepcional conhecimento de história e da literatura japonesa.





Crianças de Vidro e Outros Ensaios
Daisaku Ikeda
Editora Record

Os temas apresentados nesta obra, lançada em fevereiro de 1993 quando da posse de Ikeda na Academia Brasileira de Letras como sócio-correspondente, são variados e abordam, entre outros, a educação da criança, uma visão histórica e filosófica do homem e suas conquistas no mundo; reflexões sobre a paz; a pobreza e a riqueza; uma definição de felicidade; o lar e a sociedade; e ainda a imensa desigualdade entre o avanço tecnológico da humanidade e seu atraso ético. Com um estilo direto e de fácil compreensão, Daisaku Ikeda encoraja a todos a aprofundarem-se no conhecimento da energia vital do Universo e a se reunirem com sabedoria e vigor para trabalhar e sobrepujar as dificuldades inerentes ao mundo moderno.







Desafio de Uma Nova Era - Paz
Daisaku Ikeda
Editora Brasil Seikyo

Reúne cinco propostas de paz que o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, envia anualmente para as Nações Unidas no dia do aniversário da SGI, 26 de janeiro, buscando auxiliar na solução dos problemas que afligem a humanidade. Em suas propostas, Ikeda trata de assuntos como desarmamento nuclear, fome, pobreza, discriminação, refugiados, guerra, entre outros, apresentando soluções que, se não resolvem os problemas por completo, poderão auxiliar em sua amenização.






Diálogo - Direitos Humanos no Século XXI
Austregésilo de Athayde e Daisaku Ikeda
Editora Record

O diálogo entre Austregésilo de Athayde e Daisaku Ikeda transcende o episódio do encontro intelectual de dois humanistas que têm se dedicado à defesa intransigente dos direitos humanos. O diálogo é uma forma de homens de elevado pensamento compartilharem suas idéias, deixando para gerações posteriores o exemplo de suas palavras inspiradoras, uma transmissão de pensamento entre povos de língua e culturas diversas, mas de espírito permanentemente inclinado à pesquisa dos fatos sociais, políticos e econômicos que, em sua confluência, determinam a marcha da história e compõem o quadro da evolução humana.





Educação para uma Vida Criativa
Tsunessaburo Makiguti
Editora Record

Revela as propostas filosóficas e revolucionárias da reforma educacional de Tsunessaburo Makiguti, educador brilhante e franco ao criticar o ensino japonês em plena ditadura. Ele defende que a família, escola e sociedade devem dividir a responsabilidade da educação; que a aprendizagem forçada de informações seja substituída pela ênfase no desenvolvimento do raciocínio e dos valores econômico, moral e estético; que, do nível básico ao superior, a escola funcione apenas em meio horário, para proporcionar ao estudante atividades ligadas ao trabalho, e que o sistema educacional, como um todo, incluindo a formação de professores e o desenvolvimento dos currículos, seja revisto, para incorporar sua pedagogia de criação de valores.





Escolha a Vida
Um Diálogo sobre o Futuro
Arnold Toynbee e Daisaku Ikeda
Editora Record

No trabalho reunido em Escolha a Vida, Arnold Toynbee e Daisaku Ikeda estudam as tribulações do homem em todos os seus aspectos: pessoal e social, político e internacional, filosófico e religioso. Os tópicos específicos variam de questões individuais, como a eutanásia, problemas globais colocados pela exploração demográfica, poluição etc.




A Noite Clama pela Alvorada
Um Diálogo do Oriente com o Ocidente sobre a Crise Contemporânea
Renè Huyghe e Daisaku Ikeda
Editora Record

Cada dia que passa o ocidente toma consciência da crise que ameaça seu próprio destino. E que além de ser econômica, é também psicológica, moral e espiritual. Em encontros realizados na Europa e no Japão, Daisaku Ikeda estabeleceu diálogos com o francês Renè Huyghe, da Academia Francesa, professor do Collège de France e presidente do Conselho Artístico dos Museus Nacionais, conferencista conhecido tanto na Europa como na América do Norte e do Sul do Japão.




Uma Paz Duradoura
Volumes 1 e 2
Daisaku Ikeda
Editora Record

Traz uma coletânea de diversos discursos proferidos pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, sobre paz, cultura e educação. Em seus discursos, Ikeda esclarece que para a continuidade e prosperidade da existência humana, não importa quanto tempo ela leve e nem quão distante a meta possa parecer, todos devem trilhar o caminho que conduz à paz.




Valores Humanos num Mundo em Mutação
Um Diálogo sobre o Papel Social da Religião
Bryan Wilson e Daisaku Ikeda
Editora Record

Num mundo em que tudo flui, talvez só os valores permaneçam. Uma série de contatos gravados no Japão e na Europa — aqui revistos, tópico por tópico — produziu páginas de reflexão sobre temas controversos e muitas vezes evitados, tais como o papel social da religião, a origem do sentimento religioso, a ética da sociedade moderna, as ameaças à paz mundial, a função da moralidade pessoal, os limites da racionalidade, os princípios da não violência, a ética do suicídio e tantos outros. Bryan Wilson é uma das maiores autoridades em religião do ocidente, professor titular na Universidade de Oxford.





Vida - Um Enigma, uma Jóia Preciosa
Daisaku Ikeda
Editora Record

O propósito deste livro é mostrar a relação entre as respostas budistas ao mistério da vida e as soluções empíricas que a ciência oferece as mesmas ou às semelhantes questões. São discutidos tópicos como: aspectos temporais e espaciais da existência e sua propagação pelo Universo; auto-realização das vidas individuais com as diferenças entre felicidade e infelicidade e também o conceito de vida e morte à luz do budismo. Esta obra transcende tempo e espaço em seus conceitos, e traz uma visão diferente de pontos que afligem o homem.


Livros Infantis
O brilho dos vaga-lumes
Daisaku Ikeda
Editora Brasil Seikyo

Nas ruas poluídas das grandes cidades dos nossos dias, dificilmente você encontrará um vaga-lume perambulando por aí.
Lá pela década de 1970, as pessoas que moravam na periferia das grandes cidades podiam ver esses maravilhosos bichinhos que encantavam os olhos da criançada nas noites de verão.
Hoje, podemos resgatar essa alegria com o livro O brilho dos vaga-lumes, de Daisaku Ikeda, que narra como uma menina de 7 anos foi salva por um vaga-lume na época da Guerra Sino-Japonesa.
Além disso, Ikeda faz um apelo às crianças para que cultivem um coração puro, respeitando o meio ambiente, para permitir que os frágeis e indefesos vaga-lumes sobrevivam.







Kanta e o cervo
Daisaku Ikeda
Editora Brasil Seikyo

O frágil e mimado Kanta forja seu caráter ao encontrar um filhote de cervo e começar a cuidar dele, dando-lhe o nome de Poyu. A amizade cresce entre os dois a ponto de Kanta conversar com Poyu, prometendo-lhe lutar pela preservação dos cervos ameaçados pelos gananciosos caçadores. A força dos cervos na luta pela sobrevivência faz Kanta refletir sobre seu modo de ser e de agir.
Em Kanta e o cervo, Daisaku Ikeda faz um apelo às crianças, e principalmente aos adultos, para que respeitem os animais e convivam com eles em harmonia.






O menino e a cerejeira
Daisaku Ikeda
Editora Brasil Seikyo

Taiti já. Na verdade, Taiti vez mais que isso. Ele salvou a vida de uma velha cerejeira. Ao mesmo tempo, aprendeu a encarar a realidade de sua própria vida e a desafiá-la.
O menino e a cerejeira conta a história de um garoto que vive em meio aos destroços deixados pela Segunda Guerra Mundial e a luta das pessoas para sobreviver sobrepujando os sofrimentos causados por ela.
A cerejeira, cultuada pelos japoneses há séculos, é símbolo de força, coragem e esperança.







A Galinha Sábia
Tânia Ricci
Editora Brasil Seikyo

Em uma adaptação do conto popular inglês “A galinha ruiva”, aqui são mostrados valores essenciais para a vida. A persistência da galinha faz com que a indiferença e o egoísmo dos demais se transformem em uma lição de solidariedade.





As Aventuras de Pitoco - Os primeiros passos do Budismo
Editora Brasil Seikyo

Uma forma simples de contar a história do Budismo Nitiren. Iniciando com o Buda Sakyamuni, o primeiro Buda da história, chegando até a sua propagação mundial.





Suri e Handoku
Editora Brasil Seikyo

A história de dois irmãos com dificuldade de aprendizagem que conquistam a iluminação por meio da sincera fé nos ensinamentos do Buda.






Luizinho – O menino budista e o grilo feliz
Joaquim Fujiyama Jr.
Editora Brasil Seikyo

Luizinho era um menino muito triste até que encontrou o grilo feliz, Felizardo, e entrou na casa amarela. Lá aprendeu que a felicidade não existe em outro local a não se dentro de si próprio.


VIDEOS

O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, é autor de várias obras literárias, incluindo contos infantis. Ao longo dos anos, vários desses contos vêm sendo produzidos em desenhos animados pela Shinano Kikaku, empresa com sede no Japão. A Associação Brasil SGI adquiriu os direitos de dublagem e reprodução em língua portuguesa de alguns desses desenhos. Todos os contos têm como base o aprendizado do relacionamento humanista, um dos pilares da filosofia da Soka Gakkai Internacional.




Kanta e o Cervo

No passado, os cervos selvagens da região de Hokkaido quase foram extintos devido às rigorosas tempestades de neve e à caça indiscriminada. Contudo, eles conseguiram sobreviver a tudo isso e hoje vivem vigorosamente na região. “Kanta e o Cervo”, uma comovente história de Daisaku Ikeda, retrata a relação entre um menino e um cervo em meio a uma natureza rigorosa e ao mesmo tempo extraordinariamente bela.

“Escrevi ‘Kanta e o Cervo’ com base nessa raiz histórica.
Jamais se esqueçam da coragem e da esperança! - eis a mensagem da história. Ficarei imensamente feliz se as pessoas se sentirem motivadas por ela.”
Daisaku Ikeda






O Menino e a Cerejeira

O Menino e a Cerejeira retrata a história do menino Taiti, que mora junto com a mãe em um casebre nos arredores da cidade de Tóquio em meio aos escombros na época do pós-guerra. A mãe de Taiti trabalha na cidade, por isso têm que deixa-lo sozinho todos os dias. Enquanto espera o retorno da mãe, ele brinca nos arredores do casebre. Com o tempo ele conhece um senhor que cuida de uma árvore de cerejeira que quase não resistiu aos ataques de bombas da guerra. Aos poucos o menino irá aprender a cuidar e a proteger a cerejeira, desenvolvendo valores como a responsabilidade e o comprometimento.






A Princesa e a Lua

A Lua que brilha no céu hoje à noite também protege carinhosamente as crianças da Terra. Entre as crianças felizes e saudáveis, existe uma que deixa a Dona Lua preocupada, é a Satiko. Satiko é uma menina de constituição frágil, detesta participar da aula de Educação Física na escola e tem preguiça de comer. Um dia, ela é convidada para passear na Lua. Ao chegar, Satiko encontra várias crianças brincando alegremente. Percebe então que elas são sósias de crianças da Terra e que há até mesmo uma menina igualzinha a ela. Ela também percebe que todas as crianças têm uma coroa e um lindo manto. Satiko irá aprender com esse passeio a importância de ter uma vida saudável e a força do companheirismo.









O nosso Rio da Paz

No caudaloso Rio Mississipi, cria-se a coragem e nascem novas amizades. Desenrolam-se aventuras fantásticas e emocionantes, cujo palco é a calma correnteza do grandioso Rio Mississipi. E firmam-se os laços de amizade entre um menino japonês e vários amigos do mundo independente de raças. Começou a viagem de aventuras das crianças valores do futuro do mundo.

"Se compararmos um rio com a vida de uma pessoa, talvez o de vocês seja apenas uma pequena nascente. O grande Rio Mississipi, que corre calmamente, começa com um filete d'água e torna-se um caudaloso rio que banha o solo e segue para o oceano. Gostaria que, como esse rio, vocês avançassem com a bravura em direção ao grande objetivo da vida, vencendo quaisquer obstáculos. Expandam o seu mundo, façam nova amizades com pessoas de todas as nações."
Daisaku Ikeda




Obra
recomendada
pelo Ministério
de Educação
e Cultura do
Japão


Imenso Mar da Amizade

Atravessando o mar tempestuoso, dois meninos descobrem a grandiosidade da amizade e a força da coragem. O garoto japonês, Hiroshi, muda-se com a família para uma belíssima ilha cercada de corais localizada ao sul do Oceano Pacífico. Lá, conhece Adel, nativo da ilha, especialista na arte da pesca, e tornam-se grandes amigos. Contudo, quando Adel fica sabendo que, no passado, seu avô foi morto numa batalha entre soldados americanos e japoneses ocorrida na ilha, a amizade entre os dois fica abalada. Para esquecer a profunda tristeza pela rejeição do amigo, Hiroshi sai sozinho numa canoa para o alto mar, sendo levado pela forte correnteza da maré, não conseguindo mais retornar à costa. Percebendo o perigo em que Hiroshi se encontrava, o coração de Adel fala mais alto: "Preciso salvá-lo!" Mas exatamente nesse momento, repentinamente surge uma grande tempestade. Assim surgirá "O Imenso Mar da Amizade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário