sexta-feira, 15 de maio de 2009

Na BSGI, há uma coordenadoria cultural com vários departamentos:
-Departamento artísitco
-Departamento de cientistas
-Departamento de comunicação
-Departamento de executivos
-Departamento de juristas
-Departamento de orquestra
-Departamento de saúde

Há também grupos de Arte:
-Coral
-Banda musical
-Grupo de dança

O propósito fundamental do departamento artístico é desenvolver por meio das artes, uma cultura de valorização à dignidade da vida, seja em atividades exclusivas aos associados, seja em atividades voltadas á sociedade como um todo.

O departamento tem como premissa apresentar a arte em suas diversas formas promovendo a integração entre os seres humanos e estimulando um intercâmbio cultural.

Para viabilizar as atividades do departamento que conta com a participação de mais de 200 artistas voluntários, estabeleceu-se uma estrutura interna composta por 3 grandes setores que são:

Setor de Artes Performáticas:
Artes Literárias (poesia, drama, romance, roteiros, revisores, etc.);
Dança;
Música;
Teatro.

Setor de Artes Visuais e Gráficas:
Pintura, Desenho, Escultura, Gravuras, outras formas de expressão que utilizem superfícies planas, Projetos Arquitetônicos, Cinema, Fotografia, Computação Gráfica, Vídeo, Mosaicos, Mobiliários, Design e Utensílios Domésticos.

Setor de Produção:
- Núcleo de Produção Executiva: Produção de Eventos, Sonoplastia, Iluminação, etc;
- Núcleo de Produção Visual e estilo: Cabeleireiros, Maquiadores, Personal Style, Produção de moda e Figurino.

Há cerca de dois anos, o Departamento Artístico vem desenvolvendo o projeto “Arte pela Paz”. Com base em um tema central, são realizadas apresentações de artistas da BSGI juntamente com artistas convidados, compondo um roteiro que na sua essência valoriza o conceito de paz.

Departamento de cientistas

O Departamento de Cientistas da BSGI reúne profissionais, pesquisadores e professores universitários, que atuam no campo científico e acadêmico de todas as áreas: exatas, humanas e biológicas. Estas pessoas são os responsáveis em produzir uma ciência humanística, baseada nos princípios budistas e no ideal humanístico do presidente Ikeda, para revelar a verdade, desenvolver o senso crítico e a justiça, visando o bem estar da humanidade.

Todo esse trabalho visa a integração harmônica entre o homem e o seu meio ambiente baseado no princípio de inseparabilidade da pessoa e seu meio ambiente.

O Depac vem se empenhando desde o inicio de 2001 para o desenvolvimento de um Programa de Educação Ambiental para a BSGI, dentro de uma proposta de Educação Ambiental Informal, dado início ao:

:: I Movimento de Educação Ambiental da BSGI
Com os Temas:
. “Olho ao meu redor e me vejo”
. “Construindo a Agenda 21 da BSGI”

O Depac iniciou esse movimento criando a categoria “agente ambiental”. Os agentes ambientais são membros da BSGI, representantes das suas comunidades, são os atores fundamentais para a divulgação, coordenação e efetivação da implementação desse programa de Educação Ambiental e da Agenda 21 Local da BSGI.

:: Formando agentes ambientais construindo a Agenda 21 da BSGI

Acreditando que cada agente ambiental ao desenvolver uma ação em sua realidade local pode modificar e criar novos valores de comportamento com relação à construção de um ambiente sustentável, o Depac vem promovendo encontros e cursos para subsidiar os agentes nestas atividades. O desenvolvimento e ampliação do Movimento de Educação Ambiental e a construção da Agenda 21 da BSGI é o desafio que o Depac e agentes ambientais têm como missão para trilhar o caminho da transformação social, tendo como premissa a Revolução Humana.

:: Agenda 21 Global

. O que é?
Um documento estratégico, um programa de ações abrangente, assinado por 179 nações, visando promover em escala planetária um novo padrão de desenvolvimento a partir do século XXI;

. Objetivos
- Promover padrões de consumo e produção que reduzam as pressões ambientais e atendam às necessidades básicas da humanidade;
- Desenvolver uma melhor compreensão do papel do consumo e da forma de se implementar padrões de consumo mais sustentáveis.

. Assuntos
- políticas para o desenvolvimento sustentado;
- mudança nos padrões de consumo;
- promoção da consciência ambiental;
- Resíduos perigosos
- população
- saúde humana
- proteção da atmosfera
- pobreza

. Dimensões sociais e econômicas
- políticas internacionais;
- estratégias de combate à pobreza;
- introdução de mudanças nos
Padrões de produção e consumo;

. Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento
- manejo dos recursos naturais,
- Resíduos e substancias tóxicas;

. Fortalecimento do papel dos principais grupos socias
- ações para promover a participação,
- principalmente ONG’s;

. Meios de implementação
- mecanismos financeiros e
instrumentos jurídicos para
implementacao de projetos e
programas com vistas ao desenvolvimento sustentável;

:: Agenda 21 Brasileira

. Objetivo
Definir uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o país à partir de um processo de articulação e parceria entre o governo e a sociedade.

. Seções temáticas
- Agricultura Sustentável
- Cidades Sustentáveis
- Infra-estrutura e Integração Regional
- Gestão dos Recursos Naturais
- Redução das Desigualdades Sociais
- Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável

:: Agenda 21 Local

. O que é?
“Um processo participativo multissetorial, para alcançar os objetivos da Agenda 21 ao nível local através da preparação e implementação de um plano de ação estratégico, de longo prazo, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável local. ”

:: Agenda 21 da BSGI

. Objetivo
Construir a Agenda 21 da BSGI, estimulando o compromisso e a participação dos associados da BSGI como cidadãos planetários, que atuam sabiamente nas questões prioritárias de suas realidades locais, contribuindo concretamente para um futuro sustentável.

:: Agentes Ambientais

. Quem são?
São associados da BSGI, representantes de cada Comunidade, atores fundamentais para a implantação, coordenação e divulgação da Agenda 21 da BSGI nas Comunidades.


Departamento de Comunicação

Composto basicamente por jornalistas. Tem como função primordial assessorar as atividades da BSGI desenvolvendo esforços voltados para a área de Assessoria de Imprensa , de forma a tornar os trabalhos como organização não-governamental dessa entidade conhecidos em diversas esferas da sociedade brasileira. Edita uma publicação trimestral, a SGI Quarterly edição em português, que é enviada principalmente a bibliotecas, estabelecimentos de ensino, organismos públicos e a simpatizantes das ações sociais dessa entidade que atuam nos campos cultural, artístico e educacional do País.

Em parceria com o Departamento Artístico, realiza o projeto "Arte pela Paz", onde colabora com a redação de roteiros e produção deste empreendimento.

Departamento de executivos

O Departamento de Profissionais e Executivos é formado por profissionais liberais que trabalham na área de negócios, como administradores de empresas, economistas, contadores, engenheiros, empresários e microempresários, consultores e executivos de empresas. Vem realizando reuniões mensais nas quais são abordados temas prementes para se entender os principais problemas da atualidade, como por exemplo as características necessárias a um executivo moderno, o processo de globalização mundial, a defesa do consumidor e outros.

Regularmente realiza palestras e conferências para os associados prestando esclarecimentos do mercado de trabalho e apoiando os jovens com orientações sobre o início da carreira profissional.


Departamento de Juristas
O Departamento de Juristas da BSGI objetiva aprofundar o estudo da filosofia humanística do budismo de Nitiren Daishonin para ser colocado em prática por seus componentes em suas respectivas atividades profissionais.

Composto por advogados, juízes, promotores de justiça e bacharéis em direito que atuem na área, tem como objetivo desenvolver trabalhos na área jurídica, baseadas na ética e direitos humanos, na conscientização pela preocupação com “o outro”, visando criar e fomentar uma cultura de paz.




Objetiva conscientizar seus componentes da imensa responsabilidade que têm para o estabelecimento da paz social por intermédio de suas atividades profissionais e que elas devem ser sempre encetadas, não pela remuneração material, mas pela consciência da missão de se fazer um mundo melhor.

Departamento de Orquestra

Este é o departamento mais novo e, ao mesmo tempo, o que integra o maior número de jovens da BSGI. Desenvolve fundamentalmente dois trabalhos:


:: Incentiva e treina adolescentes, a partir dos doze anos, a adquirirem gosto pela música erudita por meio do ensino de instrumentos musicais.

:: Realiza apresentações musicais de sua orquestra filarmônica, que recebeu em 1993 a denominação de Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) , em homenagem aos empreendimentos humanísticos do presidente Ikeda. Em ambos os casos, a orquestra recebe a consultoria do renomado pianista e compositor Amaral Vieira.

Além da orquestra, este departamento agrega três outros grupos musicais, a Camerata Ikeda, o Quinteto de Sopros e o Quinteto de Metais.

Departamento de saúde

É formado por profissionais que atuam em diversos campos da área de saúde, especialmente os das áreas de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia. O departamento possui ainda um Grupo de Enfermagem (GEn), que atua junto a outros grupos e departamentos da BSGI em eventos que envolvam a movimentação de um grande número de pessoas, prestando auxílio médico em caso de necessidade.


O Departamento de Saúde realiza periodicamente seminários e palestras sobre diversos temas relacionados à área de saúde, com o intuito de conscientizar os associados e simpatizantes da BSGI sobre questões relevantes da sociedade atual, como o problema das drogas, o estresse no trabalho e outros.

GRUPOS DE ARTE

Com o intuito de ampliar as possibilidades de despertar em cada um a consciência de seu potencial interior e oferecer oportunidades para desenvolvê-lo e ampliá-lo no dia-a-dia, existem alguns grupos culturais na BSGI, tais como: corais, bandas feminina e masculina, grupos musicais e de dança.

Coral Esperança do Mundo

Contando com cerca de quinhentos integrantes na faixa etária dos 6 aos 30 anos , o coral tem como diretriz estimular os jovens a tornarem-se cidadãos exemplares por meio da música e do canto.


O grupo iniciou suas atuações na década de 1990, mas foi em fevereiro de 2003 que o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, denominou-o "Coral Esperança do Mundo", como forma de incentivo aos esforços que os componentes empreendem em prol da paz.

Nas atividades, direcionadas de acordo com cada faixa etária, os jovens aprendem sobre a importância dos estudos e valores como responsabilidade, dignidade, humanismo, coragem, respeito à família, entre outros.

O Coral Esperança do Mundo tem participado de diversos eventos em hospitais, centros culturais e associações de bairro e outras entidades, com o propósito de enaltecer a dignidade humana entoando a melodia da esperança.

Banda Musical Feminina Nova Era

Composta por jovens de idade mínima de 5 anos, a banda musical feminina Nova Era, iniciou a sua trajetória no Brasil em 1963.

Inspiradas na história do grupo fundado no Japão pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de transmitir paz e esperança às pessoas por meio da música, as integrantes cultivam a filosofia de que por meio do próprio desenvolvimento, na cultura e educação, é possível contribuir para uma sociedade mais humanista.

Com base nesta filosofia, estas jovens reúnem-se periodicamente, trocando conhecimentos musicais e experiências de vida, incentivando-se mutuamente.

Por meio da divulgação de seus propósitos, o grupo foi se expandindo, e atualmente é composto por mais de duas mil participantes, em mais de vinte cidades de norte a sul do Brasil. Durante estas quatro décadas de existência, vem atuando em diversas atividades nas áreas cultural e social.

O grupo brasileiro participou de diversos concursos de banda, como os da Record, na cidade de São Paulo, na década de 70, em que conquistou o 1º lugar, por diversas ocasiões, recebendo diversos títulos e troféus.
Periodicamente, as integrantes realizam apresentações em escolas, procurando incentivar os alunos a estudar música e formar bandas musicais dentro de suas respectivas comunidades.

Banda Musical Masculina Sol

A banda musical masculina Taiyo Ongakutai foi fundada no Brasil em 6 de maio de 1962, tendo como referência o Grupo Musical Ongakutai fundado no Japão em 1954 pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda.

No Brasil, foi acrescentado a palavra Taiyo ao nome do grupo, cujo significado é Sol.

Contando com aproximadamente 1800 integrantes em todo o Brasil, a banda é composta por jovens estudantes de música a partir dos 6 anos e que tem como desafio maior cultivar no dia-a-dia uma arte verdadeiramente capaz de sensibilizar o coração das pessoas. Além dessa premissa, o objetivo da banda é promover um rico intercâmbio entre pessoas por meio da música, criando, ao mesmo tempo, oportunidades para o aprimoramento técnico musical e individual.

Com o propósito de iniciar os jovens no mundo das artes e da cultura, a banda realiza com seus integrantes atividades culturais e educacionais, tais como idas a concertos, recitais e peças de teatro, desenvolvimento de seminários com temas da atualidade, e ensaios periódicos que culminam num grande recital anual. Desde sua fundação, a banda Taiyo Ongakutai faz apresentações em desfiles, participa de concursos e contribui efetivamente em eventos culturais. Em outubro de 2004, sagrou-se terceira colocada no IV Campeonato de Fanfarras e Bandas da Federação do Estado de São Paulo.

Taiga

Taiga", que literalmente significa grande correnteza, é um grupo de jovens bailarinas, em sua maioria amadoras, com idade acima de 7 anos, que fazem da paixão pela dança seu estilo de vida.

Fundado em 12 de março de 1990, inicialmente por 44 integrantes da cidade de São Paulo, hoje são aproximadamente mil integrantes que atuam nos núcleos de algumas cidades do Brasil. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Brasília, Bauru e Ribeirão Preto.

Inspiradas nas diretrizes de expandir a cultura humanística e a educação, as integrantes desfrutam de um minucioso trabalho que fortalece valores sociais e pessoais, e estes, somados ao aprimoramento técnico, dão amplitude ao ideal da dança em prol da paz.

O Grupo Taiga já realizou vários espetáculos, participa de eventos em hospitais, associações e entidades ligadas ao trabalho social entre outras.

Eu faço parte coral da Regional onde pertenço.
É muuito gratificante participar de um grupo horizontal dentro da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário